Muitos ainda não entendem o processo de cura do corpo e do emocional, se sobrecarregando de uma rotina de vida que não é saudável para corpo e mente, levando pessoas a doenças de nível mais leve a mais delicados que exigem tratamentos a longo prazo. A cura de uma doença depende muito das circunstâncias emocionais que provocaram o desenquilíbrio do corpo, assim como fatores externos que provocaram a situação (acidentes, estresse excessivo, etc.). Mas porque adoecemos? existem várias explicações de especialistas, missionários religiosos assim como de espiritualistas. Aqui iremos dar a seguinte explicação: a doença ela não existe, mas ela ocorre conforme nossos hábitos de vida !
Estamos submetidos a situações de um mundo materialista, que as pessoas são só valorizadas pelo o que tem, e não pelo o que são! E nessa busca desenfreada de ter, ter e ter cada vez mais, tem criado um processo mental de necessidade de consumo constante. Não é ruim, claro, ter prosperidade na vida, isto é óbvio! É bom sim termos uma casa para morar, comprar um carro ou reforma do carro para nossas necessidades, ter equipamentos eletrônicos que nos ajudem no trabalho ou nos estudos do dia a dia tais como computadores, laptops, etc.
O que estamos falando aqui não se trata da negação da prosperidade, mas da vida sem propósito, em que o consumismo é o objetivo de vida, esquecendo-se de Deus e os ensinamentos dos mestres espirituais como Jesus Cristo.
Essa falta de conexão com Deus, pela falta de orações, de não buscar contemplar a vida espiritual, é o que tem adoecido nossa sociedade. Há muitos que se comparam, buscam derrubar a vida profissional de outrem, situações também ocorrem quando há pessoas com níveis de sentimento de inferioridade, chegando a ter depressão e se culpando de todo o passado, se vitimizando até.
Essas situações tem ocasionado processos de cansaço mental, desgastes físicos, insônia, em consequência passam a ter uma rotina em que comem demais inclusive alimentos não nutritivos, refeições fora de hora, aumento gradual de estresse. E sem perceber, muitos estão desenvolvendo doenças silenciosas tais como aumento do triglicerídeos, colesterol LDL ( que é o mal colesterol que afeta as veias e a saúde do coração). Sem as pessoas perceberem, com esses hábitos de incertezas exageradas, insônia, estresse constante, refeições fora de hora e alimentação inadequada ao corpo, tudo isso está afetando a nossa mente, e posteriormente o nosso corpo.
Entramos assim num processo lento e gradual de fragilização de nossa saúde, que com níveis de colesterol altos e triglicerídeos altos, níveis de estresse altos e constantes, falta de atividade física (caminhada, academia, pilates, natação, dança, etc.), consumo de açúcar ou sal de forma excessiva, má alimentação, vai ocorrendo o processo de desgastes em nosso organismo.
O fígado de nosso organismo não tolera maus tratos, as veias de nosso corpo não toleram maus tratos, nosso coração não tolera maus tratos. Falo de maus tratos provocados por nós mesmos, contra nossa própria saúde!
Nossa mente também precisa ser tratada com carinho, isto é, assistir conteúdos que nutrem nosso emocional de forma saudável, agradecer a Deus por tudo em nossas vidas o que ELE tem nos oferecido, contato com a natureza também ajuda muito que a mente se torne sadia.
Nosso estado de espírito quando em excesso de estresse, insônia, ansiedade, sedentarismo, ajuda no processo de adoecimento de nossa mente primeiro. Se não tratado ou não cuidado, ocorre o excesso de trabalho, o excesso de consumo de alimentos como carboidratos de forma exagerada, açúcares e sal em excesso, então nosso corpo adoece (gordura no fígado, veias começam a ficar entupidas com gordura no sangue) e o aparecimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão ou problemas cardíacos. Isso é um alerta que estamos fazendo aos desatentos!
Faça sempre quando puder exames médicos preventivos, para conferir sua saúde se está normal.
HÁ CURA ?
Depende! Depende como você tem tratado de sua saúde durante anos, depende como você tem acompanhado sua saúde durante esses anos anteriores, de como você tem tratado de sua saúde física, assim como também de sua saúde emocional e espiritual.
Os processos de cura também podem depender muito de:
Sua fé em Deus
Cortar excessos de sua vida
Mudanças de hábitos
É preciso grandiosamente entregar sua vida á Deus, acreditar que Deus está trabalhando para sua recuperação, porém isso exige também mudanças de hábitos (consumir apenas alimentos que nutrem o seu corpo de forma saudável, por exemplo), que incluem também atividades físicas. Não existe cura de doenças se não houver sacrifícios da Fé, da dieta e da atividade física. Ter Deus e paz interior faz parte desse processo de cura.
Você tem que fazer sua parte, enquanto a espiritualidade de luz trabalha para seu tratamento! Quando a cura vai ocorrer? Aguarde pacientemente, confie no processo espiritual. Vai fazendo a sua parte (orações, dieta, hidratação de água, dormir bem, for seu caso médico autorizar pode fazer atividades físicas normalmente). Durante suas orações peça a misericórdia de Deus, peça perdão de seus erros, de sua falta de perdão com outros, concede a Deus que você irá se reformar interiormente (perdoar mais, ajudar mais ao próximo, mudanças de hábitos como ditos acima de dieta, cuidar mais de si). Somente a misericórdia de Deus atenua, trata e pode chegar à cura. A cura depende de você principalmente! Cura a ti mesmo! Tudo depende da sua Fé e seu processo de mudança de hábitos.
Texto: Dourado Santos
Instituto Social Serra Dourada